quinta-feira, 29 de setembro de 2011

‘The Last Guardian’ mistura amizade, puzzles e beleza lúdica

Em produção pelos responsáveis de ‘ICO’ e ‘Shadow of the Colossus’, o jogo oferece uma dinâmica inovadora entre os protagonistas, puzzles e imaginação

Um título de ação que apresenta a relação de amizade de uma criatura com um garoto

Fumito Ueda é um cara que não gosta de muitos clichês em seus games. E para isso, ele flerta com inovações técnicas, artísticas e, principalmente, relacionadas à narrativa. Para demonstrar isso com um pouco mais de profundidade, o cara anunciou há alguns anos a produção de “The Last Guardian”, o seu primeiro título enigmático para a nova geração. Mais precisamente no PlayStation 3.
Depois de ter lançado no PlayStation 2 jogos como “ICO” e “Shadow of the Colossus”, considerados duas grandes obras de arte, o produtor traz toda a sua carga e sentimentos neste novo projeto que tem como elemento principal a amizade. Trata-se de um relacionamento que começa não tão amigável, entre um jovem garoto e uma criatura bizarra chamada Tricô - uma espécie estranha que mistura um gato e um pássaro.
O jogo consiste em criar laços de amizade e confiança com essa criatura. Ao brincar e oferecer alimentos para ela você irá aumentar o laço de amizade até que os dois protagonistas possam se ajudar para vencer diversos quebra-cabeças e conseguir sair do local onde se encontram. O local é um castelo fortificado e cheio de guardas. Para isso, o jogador irá se deparar com elementos característicos dos jogos dessa “série espiritual”, isso inclui escaladas, chegar a áreas de difícil acesso por meio de saltos e manobras em locais perigosos.


Um exemplo de como prosseguir na aventura com a ajuda de Trico é o fato de oferecer a ele alimento. Mais ou menos como ganhar a confiança do seu gato: aos poucos, devagar, sorrateiramente e pimba quando você menos espera está lá ronronando pra ti.
Há momentos e itens determinados que irão chamar a atenção da criatura. Portanto, o jovem garoto tem de explorar cada ambiente para encontrar uma solução de quebra-cabeças. Em uma cena, por exemplo, é necessário criar um pequeno laço de “parceria” com o monstro ao indicar uma espécie de vaso cheio de comida – quando ele se curva e forma uma escada enorme e viva para o jogador chegar ao andar de cima e prosseguir na história.
A amizade entre os dois protagonistas será baseada em ações de gentileza, como a possibilidade do garoto retirar flechas e objetos que machucam Trico, em troca de sua ajuda para que ele o leve em locais de difícil acesso. Haverá também fases de vôo e na água para serem explorados.

Além destes momentos, será possível confrontar com guardas do castelo. E, já que esses inimigos oferecem uma grande ameaça física, o garoto usa a sua velocidade e destreza para passar sem ser percebido e se esquivar por locais estratégicos.
Outro dos destaques deste novo título da Team ICO são os gráficos. Se os jogos anteriores da série já eram bonitos, a promessa é de que “The Last Guardian” traga uma nova física e texturas realistas. Realismo que também deve ser aplicado na criatura Trico, que conta com animações e um grande empenho na sua estruturação. O resto, sobre a história, jogabilidade e do quê o jogo vai de fato se tratar, só quando ele for lançado.
the last guardian

Um título de ação que apresenta a relação de amizade de uma criatura com um garoto
the last guardian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por Favor! Coloque seu nome ao comentar.
Nunca deixe anônimo.


Obrigado por comentar!